quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

ICAPUÍ: PRAIA DE PONTA GROSSA



Localizada no município de Icapuí, a Praia de Ponta Grossa conserva um aspecto nativo, exibindo a antiga cultura cearense. Ponta Grossa é próxima de outras praias e não possui grande infraestrutura turística.
A paisagem, além da beleza do mar, ganha o incremento das falésias com diferentes cores. Além disso, o local é marcado por uma ponta de pedra em barro vermelho que segue até o mar. Os visitantes podem apreciar o cenário em duas barracas: a Pantanal e a do Seu Chico.
De acordo com os moradores, a lagosta mais saborosa da região se encontra lá, além dos melhores e maiores camarões e peixes. Uma das especialidades que um visitante não pode deixar de experimentar o camarão no bafo, que uma forma simples de preparar a iguaria.
Nas noites de sábado e domingo, os visitantes têm opções para dançar em vários locais no entorno da cidade, com forró e reggae, as preferências musicais dos nativos. Além do esporte e da dança, a Praia de Ponta Grossa conquista os turístas por meio do artesanato local - a cidade possui um minimuseu, com achados indígenas e holandeses - e passeios de buggy e bote à vela, com direito a mergulho no corais.
Curiosidades
Dizem que, antes de Cabral, o navegador espanhol Vicente Pinzón desembarcou no Brasil, na Praia de Ponta Grossa. Como não se tratava de uma viagem oficial, a visita não foi aceita como o descobrimento. A história é que Pinzón, dois meses antes de Cabral chegar a Porto Seguro, na Bahia, teria batizado o lugar de Cabo de Santa Maria de la Consolasción. A praia também teve colonização holandesa.
Quem visita tal local não pode perder:
  1. A vista do mirante na entrada da cidade, de onde se deslumbra o mar de coqueiros que se confunde com o verde do próprio oceano.
  2. A trilha ecológica de Ponta Grossa, demarcada com identificação das espécies vegetais nativas e de onde se avista o mais belo pôr do sol em Icapuí, de cima de uma imensa duna.
  3. A visita à Estação Ecológica de Mangue Pequeno, com acesso a uma plataforma que adentra o mangue, para observação da fauna e da flora da região do mangue.
Acesso
A 210 km de distância de Fortaleza, a Praia de Ponta Grossa é próxima ao município de Aracati. Para quem parte da capital cearense, basta viajar pela CE-040, dobrando na BR-304 e seguindo até o município de Icapuí, pela CE-261.
ONDE FICAR:Refugio canaa
Refúgio Canaã
Telefone: (85) 9244-1676 / 9964-9012
Visite o site
Fonte: http://www.jangadeiroonline.com.br/especiais/praias-ceara/#

Nenhum comentário:

Postar um comentário