sábado, 31 de agosto de 2013

Dedé Teixeira busca alternativas ao fechamento da Agabê em Aracati

Reunião na Adece busca alternativas ao fechamento da Agabê em Aracat




O deputado discutiu na agência a situação dos 363 funcionários da empresa calçadista Agabê, que está fechando as portas no município, e a atração de uma nova indústria do setor para a região.

O deputado estadual Dedé Teixeira (PT) participou, na manhã desta quinta-feira, 29/8, de reunião com o presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Roberto Smith. Ao lado da vereadora Denise Menezes (PT), e dos representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Calçados de Aracati (Sindarcal), Eliésio Moreira e Gilberto Angel, o deputado discutiu na agência a situação dos 363 funcionários da empresa calçadista Agabê, que está fechando as portas no município, e a atração de uma nova indústria do setor para a região.

Uma série de fatores levou a Agabê a optar por encerrar as atividades em Aracati. Entre eles, o fim do período de incentivos fiscais e um incêndio que provocou prejuízos à empresa, que chegou a gerar 980 empregos diretos na cidade. “O presidente Roberto Smith nos informou que a Adece está à procura de uma nova empresa calçadista para o município, e duas indústrias já manifestaram intenção de se instalar lá. A saída da Agabê desempregou muita gente, e isso impacta fortemente na economia local”, adiantou Dedé.

Na reunião, Smith antecipou que tem mantido entendimentos com um empresário do Rio Grande do Sul, e deve visitar o Estado nos próximos dias para prospectar o negócio para o Ceará. A Agabê conta atualmente com três galpões de produção de calçados na cidade, sendo três e propriedade do Governo do Estado e um da empresa. Segundo a vereadora Denise Menezes, a indústria que produz a marca Pegada estaria interessada em se instalar em Aracati, já tendo inclusive visitado o município.

“Além disso, sugerimos que o Estado insira os funcionários demitidos em programas de qualificação profissional durante o período em que eles estiverem recebendo o Seguro-Desemprego, como forma de qualificá-los até para a nova empresa que pode vir a se instalar em Aracati. O presidente Roberto Smith prometeu tentar articular junto a outras secretarias estaduais”, afirmou a vereadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário