domingo, 31 de março de 2013

Pindoretama está na #Rede!


A ex-ministra do Meio Ambiente e dona de mais de vinte milhões de votos nas últimas eleições, Marina Silva, está lançando um novo partido político no cenário político nacional, trata-se da Rede Sustentabilidade, ou apenas Rede, como a própria Marina chama.
A Rede está situada em vários Estados da federação. Trata-se de uma ideia inovadora que abrange sustentabilidade e transformações sociais.
No município de Pindoretama, na região metropolitana de Fortaleza, o movimento já está ganhando força e conta com a colaboração do Professor Ricardo Costa e demais companheiros.
 A ideia é conseguir as assinaturas para registrar o movimento no TSE e, a partir daí, desenvolver um trabalho de política social e sustentável.

Plenária de Lançamento da #Rede Sustentabilidade em Pindoretama.
Dia: 13 de Abril.
Horário: 09h00minh.
Local: Câmara Municipal de Pindoretama.
Rua: Padre Antônio Nepomuceno – Centro
Pindoretama – Ceará
Informe de Ricardo Costa

sábado, 30 de março de 2013

Governo prorroga alíquota reduzida de IPI para carros até 31 de dezembro


O Ministério da Fazenda confirmou neste sábado a prorrogação das atuais alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para automóveis e caminhões até 31 de dezembro de 2013.
O tributo sobre veículos subiria a partir da próxima segunda-feira (1º). A medida representa uma renúncia fiscal adicional de R$ 2,2 bilhões de abril a dezembro de 2013.
Conforme a Folha antecipou na sexta-feira (29), o objetivo é manter a produção aquecida e conter a inflação, mas há dúvidas no mercado sobre o impacto da prorrogação.
Alguns especialistas argumentam que sucessivas renovações da desoneração do IPI, feitas ao longo de 2012, estariam perdendo o efeito surpresa e já não serviriam tanto para estimular um aumento substancial nas vendas.
Ivan Ribeiro - 25.mai.2012/Folhapress
Concessionária de veículos em São Paulo; governo manteve alíquota reduzida do IPI
Concessionária de veículos em São Paulo; governo manteve alíquota reduzida do IPI para carros e caminhões
Para os veículos flex e a gasolina de até 1.000 cilindradas, as alíquotas iriam subir de 2% para 3,5%. Porém, o governo decidiu manter o imposto inalterado até o final do ano. A alíquota original do IPI para veículos dessa categoria é de 7%.
Para os carros flex de 1.000 a 2.000 cilindradas, a alíquota do IPI permanecerá em 7% -- e não subirá para os 9% previstos. Já os veículos a gasolina ficam com 8% (e não os 10% previstos).
Para veículos acima de 2.000 cilindradas, a alíquota permanece inalterada em 25% para os veículos a gasolina e em 18% para os carros flex. Já para caminhões, a alíquota permanece em zero.
Também foi prorrogada a alíquota de 2% de IPI para veículos comerciais leves.
"Com essa medida, o governo não só estimula o setor automotivo, um dos principais motores da economia, como toda a cadeia automobilística, como as indústrias de autopeças, de estofamento e de acessórios", diz nota do Ministério da Fazenda.
Como ficam as alíquotas até 31 de dezembro de 2013:
IPI PARA CARROS DE PASSAGEIROS
CilindradaGasolinaGasolinaÁlcool/FlexÁlcool/Flex
PlenaReduzidaPlenaReduzida
Até 1.0007%2%7%2%
De 1.000 a 2.00013%8%11%7%
+ de 2.00025%inalterado18%inalterado

Fonte: Folha de São Paulo

sexta-feira, 29 de março de 2013

Cid processa jornalista Ricardo Boechat por comentário em que governador foi chamado de canalha


O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), move processo judicial contra o jornalista Ricardo Boechat, da emissora de rádio Bandnews. Em comentário no último mês de janeiro, Boechat chamou Cid de canalha devido à contratação da cantora baiana Ivete Sangalo para a inauguração do Hospital Regional Norte, em Sobral.
Na manhã desta quarta-feira, 27, Boechat informou, na Bandnews, que foi notificado da ação por oficial de justiça. Ouça o que ele disse que levou o governador a mover o processo:

No comentário que provocou a ação, o jornalista questiona a postura da cantora baiana por ter aceito fazer o show e, embora ressalte que ela faz jus ao cachê, a artista deveria observar a natureza do contrato. E aí passa a se deter sobre a postura de Cid. “Será que a saúde pública do Ceará pode dispor desse dinheiro prum espetáculo? Será que eu (Ivete, ao aceitar fazer o show) não tô entrando, sem perceber, na lógica canalha desses políticos, que acham que dinheiro público é pra isso? Como canalha é esse governador do Ceará. Porque isso é uma canalhice”.
Fonte: Blog do Roberto Moreira

Ministério da Educação divulga regras do Enade

O exame mede o rendimento dos alunos dos cursos de graduação quanto aos conteúdos programáticos
Brasília. O Ministério da Educação publicou ontem no "Diário Oficial da União" portaria com as regras do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), marcado para o dia 24 de novembro.

Devem fazer o exame, os estudantes que ingressaram no curso em 2013 e que tenham concluído até 25% da carga horária mínima do curso FOTO: AGÊNCIA BRASIL
O Enade tem o objetivo de medir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação quanto aos conteúdos programáticos, às suas habilidades e competências. Ele é usado para compor o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que mede a qualidade dos cursos em uma escala de 1 a 5. Os resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios, o 3, razoável e o 4 e o 5, bons.

A avaliação é feita a cada três anos. Neste ano, serão avaliados os cursos de bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia.

Também serão avaliados os cursos técnicos de agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.

Devem fazer o exame, os estudantes que ingressaram no curso em 2013 e que tenham concluído até 25% da carga horária mínima do currículo até o término do período. Também fazem a prova estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2014, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso.

Para os cursos superiores de tecnologia, participam os estudantes que têm expectativa de conclusão em dezembro deste ano, assim como os que tiverem concluído mais de 75% da carga horária mínima do currículo.

Dispensa

Ficam dispensados do exame aqueles que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2013 e os estudantes que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil na data de realização da prova, em instituição conveniada com a instituição de origem do estudante. A dispensa constará no histórico escolar do aluno.

Os dirigentes das instituições de ensino superior são os responsáveis pela inscrição de todos os estudantes habilitados, que devem ser feitas de 9 de julho a 16 de agosto pelo endereço eletrônico: http://enade.inep.gov.br. Cabe também às instituições a divulgação da lista de estudantes habilitados.

Do dia 20 ao dia 30 de agosto, as instituições poderão fazer inclusões ou retificações, no mesmo endereço eletrônico.

Os estudantes farão a prova no município sede do curso, com exceção de quem cursa a modalidade de educação a distância. Esses poderão fazer a prova no município em que a instituição tenha polo de apoio presencial.

As diretrizes para o exame serão divulgadas até o dia 31 de maio. Entre 22 de outubro e 24 de novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizará o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório, pelo site: http://portal.inep.gov.br.

Somente depois do preenchimento do questionário, o estudante terá acesso ao local de prova e poderá imprimir o Cartão de Informação do Estudante.
Fonte: Diário do Nordeste

terça-feira, 26 de março de 2013

PSDB precisa 'de povo', diz ex-presidente FHC

Em evento que contou com a participação do senador Aécio Neves (PSDB-MG), cotado para ser o candidato tucano à Presidência em 2014, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse na segunda-feira (25) que o PSDB precisa de "um banho de povo".
"Eu andei muito por São Paulo todo com o [Franco] Montoro. O Montoro falava pouco e direto: um, dois, três. A mensagem tem que ser simples, tem que ser direta e tem que pegar a população. O PSDB precisa é de um banho de povo. Nós precisamos é de povo", afirmou, em discurso no evento do partido em São Paulo que chancelou a eleição Aéciopara a presidência da sigla, em maio.

Fabio Braga/Folhapress
Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso discursa ao lado de Geraldo Alckmin e Aécio Neves em evento, em São Paulo
Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso discursa ao lado de Geraldo Alckmin e Aécio Neves em evento do PSDB, em São Paulo
"E não é só isso não. É preciso ter o sentimento da rua. Nós dissemos logo do início, quando fizemos o governo do PSDB, dissemos que era preciso escutar o eco surdo das ruas. Outra vez agora, o Brasil precisa tomar decisões importantes", continuou o ex-presidente. FHC aqueceu o palanque paera Aécio, que fez do evento sua aparição mais forte até hoje como nomo do partido para a eleição presidencial em 2014.
FHC, principal cabo eleitoral de Aécio, fez críticas ao governo do PT e disse que o PSDB sabe "governar muito melhor do que eles". "Eles têm uma propaganda brutal. E fizeram uma coisa que é contra a democracia, juntaram o governo, o Estado e o partido. Os três falam a mesma voz, têm o mesmo maestro e o mesmo marqueteiro", pontuou.
"Agora, vai ver nas filas do SUS, se eles são bem tratados? Vai ver na escola se o professor ganha direito. Nós temos que falar é com esse povo sofrido", finalizou FHC.

Fonte: Folha de SP

Sala de Leitura desperta curiosidade dos alunos do CEI Angela Maria de Góis


DSC_0677
As crianças que estudam no Centro de Educação Infantil Ângela Maria de Góis exercitam a curiosidade na Sala de Leitura. O espaço foi desenvolvido para despertar o interesse dos alunos pela leitura, através de imagens e textos que ficam expostos de forma permanente. 
A Sala de Leitura foi ambientada com uma exposição, onde as crianças podem interagir com o material didático disponível. Nesta semana, o tema abordado foi a Abolição da Escravatura no Estado do Ceará, em alusão às comemorações da libertação dos escravos ocorrido primeiramente no estado do Ceará, em 25 de março de 1884. 
Fonte: Educativa FM

sábado, 23 de março de 2013

Governo do Ceará anuncia R$ 1,4 bilhão de investimento contra a seca


Ceará sofre a pior seca dos últimos 50 anos, segundo a Funceme.
Entre as obras emergenciais, está a construção de novos açudes
.


O governo do estado do Ceará anunciou nesta sexta-feira (22) o investimento de R$ 1,4 bilhão para combater efeitos da seca no estado. O anunciou ocorreu durante reunião com o Comitê Integrado da Seca para a realização de um balanço que define ações de convivência com a maior estiagem dos últimos 50 anos.
Entre as ações emergenciais, segundo o governo do estado, está a construção de 95 km de adutoras que totalizam investimentos de R$ 22 milhões. Mais R$ 785,5 milhões em sistemas de abastecimento de água, barragens e adutoras que beneficiarão 1,2 milhão de pessoas. O  governador do Ceará, Cid Goes, autorizou a construção de um sistema de bombeamento de água para o Eixão das Águas no valor de R$ 4.290.317,60 e também ficou definido a construção do Açude Lontras (Chapada da Ibiapaba) totalizando R$ 350 milhões.
Além dessas ações, o Cid Gomes destacou a importância do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), que tem sua primeira etapa em fase de licitação. "Essa é uma obra que vai garantir água para todo o wstado", destacou. O CAC será formado por um canal principal que vai margear a Chapada do Cariri, no sentido leste-oeste, para, em seguida, com direção sul-norte, atravessar as bacias do Alto Jaguaribe e Poti-Parnaíba, atingindo a bacia do R
Durante a reunião, o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins, apresentou um balanço das ações do governo do estado e destacou que para 2013, já estão aptos a receber o Garantia-Safra quase 309 mil agricultores. Para a alimentação do rebanho, o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Ceará, Agenor Pereira, destacou que no Estoque do Governo Federal é 180 mil toneladas de milho. “Nós conseguimos mais 33 mil toneladas para serem enviadas ao Ceará até o final de abril”, disse o presidente da Conab.
De abril a dezembro de 2012 chegaram ao Ceará 81 mil toneladas. Em 2013, já chegaram 18 mil toneladas de milho e saiu uma nova Medida Provisória determinando que sejam enviadas ao Nordeste mais 300 mil toneladas de milho. O Ceará precisa de 38 mil toneladas de milho por mês, quantidade que o Governador vai negociar com a presidenta Dilma Rousseff.

Cid Gomes informou que vai negociar também com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, a utilização dos perímetros irrigados do DNOCS pelo Estado do Ceará por um período de dois anos para que sejam implantados centos de produção de pastagem nos perímetros Jaguaribe/Apodi e Baixo Acaraú. O secretário Nelson Martins sugeriu ainda que fossem disponibilizados kits de irrigação para os perímetros irrigados do Ceará para que seja possível a produção de forragem nos perímetros irrigados administrados pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas. Atualmente existem 1,7 mil hectares no Jaguaribe Apodi e 200 mil hectares no Baixo Acaraú.io Acaraú.
Fonte: G1

sexta-feira, 22 de março de 2013

Rodovia Icapuí, Aracati a Jaguaruana custará 43,5 milhões


O vereador Marcos Nunes do PCdoB de Icapuí recebeu neste dia 21 de março ofício do Departamento Estadual de Rodovias - (DER)prestando esclarecimento a cerca do valor da elaboração do Projeto de Implantação e Pavimentação Asfáltica  bem como do valor da Implantação e Pavimentação do Trecho que corresponde a 57 Km da Rodovia Icapuí-Ce a Jaguaruana-Ce. O percurso mencionado compreende desde do centro de Icapuí-Ce perfazendo um percurso de 57 Km e passaria nas proximidades das comunidades de Gravier (Icapuí-Ce); Ilha do Meio, Tanque do Lima, Mata Fresca, Cacimba Funda, Cajazeiras, Campos Verdes (Aracati-Ce);  Antonopóles e São José (Jaguaruana-Ce), ainda prosseguiria sobre o Rio Jaguaribe com destino ao centro de Jaguaruana.

Para o vereador Marcos Nunes o investimento de R$43.605.000,00 não é um valor tão alto assim, considerando que beneficiaria toda uma cadeia produtiva de uma região de três cidades e os seus efeitos atingiria outras cidades vizinhas.

Hoje o percurso Icapuí a Jaguaruana é de 107 Km por via asfáltica (realizado pela CE-261, BR-304, CE-123 e CE-263) e com a execução do Projeto da CE Icapuí a Jaguaruana, o percurso passaria para apenas 57 Km.  O vereador Marcos Nunes do PCdoB esclarece que não se trata de um projeto apenas para diminuir distâncias, haja vista toda uma cadeia produtiva presente nas comunidades rurais que serão beneficiadas, além de propiciar uma maior interação econômica entre os três municípios. 

Leia o ofício:

Fonte:http://vereadormarcosnunes.blogspot.com.br

Polícia Militar orienta e monitora o trânsito em Icapuí


DSC_0682
A Polícia Militar de Icapuí, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Cultura, vem desenvolvendo um trabalho preventivo e de conscientização dos motoristas icapuienses. As operações acontecem em frente as escolas da rede pública municipal de ensino, localizadas às margens das avenidas mais movimentadas do município. 
Nos horários de entrada e saída dos alunos, nas escolas Raimunda Lacerda Damião (Mutamba) e Mizinha (Centro),  como também no Centro de Educação Infantil Ângela Maria de Gois (Centro), os PM´s auxiliam no fluxo do trânsito orientando e monitorando os motoristas afim de evitar acidentes.
O comandante Sub-tenente Ricardo Ponciano afirmou que a operação será permanente nesses locais, devido a intensa movimentação de pedestres e veículos durante estes horários, e ocorrerá também de forma eventual em outros pontos estratégicos da cidade.
Fonte: FM Educativa

Secretaria da Educação e Cultura lança o PAIC – Programa Aprendizagem na Idade Certa – e PENAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização Na Idade Certa

a-2VTBCAH1T-dlLg2iVDiPiYmuYeT7YbAwfrhgKE-t4


Em cerimonial realizado às 19h00min do dia 15/03 (sexta), no Auditório da Secretaria da Educação e Cultura, com a presença do secretário da Educação e Cultura Mauro Marciel, vereadores, secretários, educadores (as), monitores (as), coordenadores (as), pedagogos (as) e diretores (as), foi lançado o PAIC - Programa de Alfabetização na Idade Certa e PENAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa,  prioridades do prefeito Jeronimo Reis e do secretário Mauro Marciel.
Mauro Marciel pediu o envolvimento e a responsabilidade de cada um no alcance das metas estabelecidas, para que o município não seja penalizado, e, mais uma vez, enfatizou a importância da união de todos para que as metas sejam homogêneas  -“Não adianta Barreiras conseguir as metas e Mutamba não, não adianta Peixe Gordo conseguir as metas e Melancias não, precisamos de um trabalho homogêneo e consistente, para conseguirmos os melhores índices para o ensino do nosso município” – disse Mauro Marciel.
ENTENDA COMO FUNCIONA O PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Alfabetizar todas as crianças brasileiras até os 8 anos de idade ao fim do 3º ano do Ensino Fundamental. É esta a principal meta do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, lançado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2012, que pretende envolver o País num grande esforço educacional para que o objetivo seja cumprido.
O Programa é um compromisso firmado entre a União e municípios e Estados interessados em aderir. Ao todo, 5.270 municípios e todas as unidades da Federação aderiram.
Todos os custos do Pacto ficam a cargo da União. O investimento total será de 2,7 bilhões de reais – 1,1 bilhão este ano e o restante, em 2014. Ao aderir, o ente federado, além de se comprometer, deve atuar em quatro frentes em suas redes de ensino: formação dos professores alfabetizadores; fornecimento de materiais didáticos; avaliação da alfabetização e também gestão e mobilização. O MEC também afirma que vai premiar as escolas com melhores resultados – a verba destinada para isso será de R$ 500 milhões.
PENAIC2
Metas
A alfabetização até os 8 anos é a meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE), que tramita no Senado. O assunto também é a Meta 2 do movimento “Todos Pela Educação”.
A idade foi estipulada, segundo o ministério, por significar o fim do ciclo de alfabetização, que dura os três primeiros anos do Ensino Fundamental. “A definição do ciclo vem de muito tempo no Brasil – teve início há mais de 20 anos, com as primeiras experiências em São Paulo, quando foi criado o ciclo básico”, afirma Cesar Callegari, secretário de Educação Básica do governo federal. “No estabelecimento do Ensino Fundamental de 9 anos, o Conselho Nacional de Educação fez questão de considerar que o 1º ano não deveria ter a alfabetização como objetivo, já que ela é um processo.”
dVD6V43hpfrWBEzoPzxZcDkwcfGxsVjGog8Qa33Y8CUPNAIC
De acordo com Callegari, o Plano de desenvolvimento da Educação (PDE) e as diretrizes curriculares nacionais do Ensino Fundamental também consideram os três primeiros anos da etapa como o ciclo de alfabetização. Ele também destaca que o programa de formação dos professores alfabetizadores tem um roteiro “claro que não ignora as diferenças entre as crianças”. “Tenho convicção que o pacto será efeito para atingirmos as metas do PNE”, afirma.
Ainda segundo o secretário, o Pacto já tem mais de 5 mil orientadores de estudos inscritos. As universidades começarão a capacitá-los no próximo mês.
Os direitos de aprendizagem para o ciclo de alfabetização, que estabelecem as habilidades e conhecimentos que as crianças devem ter adquirido ao fim da etapa, estão em discussão no MEC e devem chegar ao CNE até o final deste ano.
 Diagnóstico 
O Brasil tem hoje 8 milhões de crianças de 6, 7 e 8 anos de idade matriculadas em 108 mil escolas distribuídas por todo o território.
De acordo com o ministério, os dados do Censo 2010 revelam que a média nacional de crianças não alfabetizadas aos oito anos no País é de 15,2%. No entanto, os índices variam muito. Por exemplo, enquanto o Paraná tem 4,9%, Alagoas atinge 35%.
Em 2011, mais dados revelaram a importância de se avaliar o nível de alfabetização das crianças. A Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização), uma parceria do Todos Pela Educação com o Instituto Paulo Montenegro/Ibope, Fundação Cesgranrio e Inep, mostrou que apenas metade das crianças que concluíram o 3º ano (2ª série) aprenderam o que era esperado no período. Em leitura, a porcentagem exata é de 56,1% e em matemática, de 42,8%. Também houve grande variação entre as regiões brasileiras e entre as redes particular e pública de ensino. A avaliação foi aplicada em 6 mil escolas em todas as capitais.
Entenda como funciona o pacto
Quem pode aderir? Estados e municípios. Todos os estados e os 5.270 municípios já aderiram.
 Escolas rurais estão incluídas? Sim. Todas as escolas de Educação Básica podem participar do pacto.
Quais são os compromissos que os entes federados assumem ao aderir ao pacto?
São, essencialmente, três: alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática; realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo Inep, junto aos concluintes do 3º ano do Ensino Fundamental e, no caso específico dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido.
 Qual o papel de cada ente federado?
A União, representada pelo MEC, deve promover, em parceria com universidades, os cursos de formação de professores e orientadores de estudo; conceder bolsas de apoio a eles; oferecer materiais didáticos; aplicar as avaliações e distribuir a Provinha Brasil para aplicação.
Municípios e Estados têm atribuições parecidas. São elas: gerenciar e monitorar a implementação das ações; promover a participação das escolas nas avaliações externas; aplicar a Provinha Brasil; garantir a participação dos professores alfabetizadores nas atividades de formação; indicar orientadores de estudo e custear o deslocamento e a sua hospedagem para os eventos de formação; designar coordenadores para as ações do programa; disponibilizar assistência técnica às escolas e, por fim, promover a articulação do pacto com o Mais Educação, programa de Educação integral do MEC.
Deve-se ressaltar que os Estados devem apoiar os municípios nas ações do programa.
 Quais são as ações estratégicas do pacto?
As ações estão divididas em quatro frentes:
- Formação dos professores alfabetizadores
O curso será presencial, com duração de dois anos – carga horária de 120 horas anuais, de acordo com o Programa Pró-Letramento. Quem comandará os encontros entre os docentes serão os orientadores de estudo. Esses orientadores, que são professores das redes de ensino, terão de fazer um curso específico de 200 horas anuais em universidades públicas que participam do pacto. O MEC recomenda que eles sejam escolhidos entre os tutores do Pró-Letramento.
- Fornecimento de materiais didáticos
São livros didáticos, manuais do professor, obras pedagógicas complementares e acervos de dicionários de língua portuguesa que serão oferecidos por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). As obras de referência de literatura e de pesquisa serão entregues pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE)
Também haverá jogos pedagógicos de apoio à alfabetização; obras de apoio pedagógico aos docentes e tecnologias educacionais de apoio.
O material oferecido será de acordo com a quantidade de turmas de alfabetização na unidade de ensino.
- Avaliação
Serão três medidas nesse âmbito. A avaliação processual, por exemplo, será discutida nos curso de formação. Ela pode ser realizada pelo docente em sala de aula, de forma interna.
Também haverá um sistema informatizado para inserir os resultados da Provinha Brasil de cada criança, o que deve ser feito pelos professores – antes, os resultados ficavam conhecidos apenas dentro da escola.
Por fim, o Inep vai aplicar em todas as turmas de concluintes do 3º ano, uma avaliação externa universal. A ideia é medir o nível de alfabetização ao final do ciclo. A responsabilidade – e, portanto, os custos – é do MEC. As provas começam no ano que vem e os resultados só estarão disponíveis a partir de 2014.
- Gestão e mobilização
O pacto pretende formar um arranjo institucional para ser gerido. São quatro frentes: comitê gestor nacional; coordenação institucional em cada estado; coordenação estadual e coordenação municipal (as duas últimas monitoram e acompanham as ações do programa em suas redes).
O MEC irá premiar as escolas e docentes com os melhores resultados. (informações do siteTudo Pela Educação - MEC
Fonte:http://prefeituradeicapui.wordpress.com





quarta-feira, 20 de março de 2013

Primeira Etapa do Circuito Cearense de TAEKWONDO 2013




Nos dias 16 e 17 de Março aconteceu em fortaleza, a 1ª etapa do circuito cearense de TAEKWONDO, e a Associação Icapuiense de TaeKwonDo (AIT) conquista o 2° lugar por equipe Com uma delegação de 15 atletas conquistou 14 medalhas sendo elas:

Ouro:

Categoria “A”
Victória Julia - No Juvenil -55Kg e no Adulto -57 Kg
Willyane Silva – Juvenil -44Kg

Categoria “B”
João José – Juvenil  -73Kg
Matheus Augusto-Juvenil  -63Kg
Marisol Uchôa – Adulta -57Kg
Isadora Izis – Juvenil  +63
Mauricio Costa - Infantil

Prata:
Categoria “A”
Jony Everton – Adulto  -58Kg
Categoria “B”
Isabella Rodolfo – Juvenil +63
Lara Carvalho - Cadete
Cleiton da Silva - Infantil
Roberto Costa  - Juvenil

Bronze:
Categoria “B”
Vitor Ferreira – Juvenil

Agradecemos ao apoio e a confiança dos pais, da prefeitura de Icapuí na pessoa do prefeito Jerônimo Reis e ao secretário de Educação e Cultura Mauro Marciel e a todos os amigos que torceram por nossa equipe.
Parabéns aos atletas que apesar as dificuldades, esforçaram-se e foram para esta etapa e bravamente combateram e continua a preparação para a segunda etapa que acontecerá nos dias 13 e 14 de Abril na cidade de Brejo Santo. 

Walysson Honorato
Por e-mail

terça-feira, 19 de março de 2013

Chove em mais de 100 municípios no Dia de São José


Atualizada às 11h21
No Dia de São José - considerado padroeiro do Ceará, e um dos santos mais populares do Brasil - foram registradas precipitações em 102 dos 184 municípios do Estado. Segundo a Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme), os dados foram colhidos até às 10h05 desta terça-feira (19).
Ruas amanheceram alagadas em Icó, Centro-Sul Cearense. Foto: Richard Lopes
Chuvas acima de 50 mm ocorreram em 22 municípios localizados nas regiões Jaguaribana, Cariri e Sertão Central. Até o momento, a maior delas foi de 158 mm em Jaguaretama, na Região Jaguaribana, a 240 km de Fortaleza.
Outras cidades também apresentaram precipitações acima de 50 mm, são elas: Pedra Branca, Mombaça, Iracema, Milhã, Carius, Farias Brito, Varzea Alegre, Cedro, Baixio, Solonopole, Deputado Irapuan Pinheiro, Crato, Erere, Icó, Umari, Quixeramobim, Lavras da Mangabeira, Viçosa do Ceará, Orós, Saboeiro e Acopiara.
Na Capital foi registrado apenas 1.6 mm.
Em Icó chuva reacende esperança de agricultores
No município de Icó, uma chuva ininterrupta teve início na noite de segunda-feira (18), e se estendeu até às 7h desta terça-feira (19). A precipitação de 65.4 mm reacendeu a esperança do homem do campo.
Várias ruas da cidade amanheceram alagadas e o clima quente que vinha assolando Icó deu lugar a uma temperatura agradável.
Previsão indica céu nublado e chuvas isoladas  
A previsão para as próximas 24h é céu nublado a parcialmente nublado e chuvas isoladas em todas as regiões. O clima acontece devido a um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (sistema de circulação horária e baixa pressão atmosférica) próximo ao Estado, favorecendo ao aumento de nebulosidade e ocorrência de precipitações.
Já a tendência para as próximas 48h e 72h é o predomínio de céu parcialmente nublado a claro, com possibilidade de chuvas isoladas, em todas as regiões.

Cenário pessimista
Funceme informou que a previsão é de poucas chuvas em todo o Estado nesta terça-feira. O órgão também reforçou que os próximos meses serão de chuvas abaixo da média histórica, de 713,1 mm.
 Mesmo com o cenário pessimista, chuvas isoladas, principalmente na faixa litorânea e sul do Estado, serão registradas em território cearense, provocadas pelo Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN).
Com informações do radialista Richard Lopes
Fonte: Diário do Nordeste