O grupo de Flautas e Violão do CRAS, sob a regência de Eliane Felix, marcou a abertura do 1º
Fórum Comunitário do Selo Unicef em Icapuí, realizado pela Prefeitura
Municipal, através da Comissão Municipal do Selo Unicef, nesta
sexta-feira (15/8).
No encontro foram debatidas as
estratégias, ações e avaliações da certificação obtida pelo município
para o quadriênio 2013-2016. O momento serviu também para definir
encaminhamentos para a aprovação na próxima edição do Selo Unicef. Estes
encontros têm sido realizados em todas as cidades aprovadas com a
certificação do Fundo das Nações Unidas para a Infância.
A
Comissão do Selo Unicef de Icapuí é formada por representantes do
governo municipal, da sociedade civil e dos conselhos municipais,
sendo: Madalena Maria da Silva - COMDCA; Aparecida
Alcantara - Presidente e Representante da Secretaria de Assitência
Social; Lourdes Melo - Secretaria de Saúde e Saneamento; João Alberto e
Jerri Brasil - Secretaria de Turismo e Esportes; Leonice Gomes -
Gabinete do Prefeito; Saulo Rebouças - Educativa FM; Carlos Virgílio -
Conselho Tutelar; Raimundo José da Silva - FECI; e João Pedro Lino -
representando as crianças e adolescentes.
1º Fórum Comunitário do Selo Unicef de Icapuí (Fotos: Marcos Junho) |
Os membros da Comissão falaram da importância do encontro para fortalecer a participação popular no processo de aprovação. Segundo
o Secretário de Educação e Cultura Mauro Alexandrino, é necessário
envolver as crianças e adolescentes de Icapuí em atividades artísticas,
esportivas e educacionais como meio de afastá-los da ociosidade. A
presidente da Comissão, Aparecida Alcântara, citou os benefícios que o
município ganha através da obtenção do Selo Unicef. Para ela, a
visibilidade proporcionada pela aprovação facilita a vinda de recurso,
projetos e investimentos para as áreas de saúde, educação, esportes,
entre outras. Acrescentou ainda que estas áreas são avaliadas no
processo de certificação.
Os
participantes do evento foram divididos em grupos de trabalho, onde
desenvolveram os temas Raça, Gênero, Renda, Condição Pessoal, Território
e Idade. A partir daí, serão definidas as propostas de estratégias e
ações que comporão o Plano Municipal para Infância e Adolescência.
Fonte: http://www.icapui.ce.gov.br
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