sexta-feira, 5 de setembro de 2014

ICAPUÍ: AGENTES DE ENDEMIAS RECEBEM NOVO TIPO DE LARVICIDA

Os agentes de de controle de endemias de Icapuí, vinculados à Secretaria de Saúde e Saneamento, receberam um novo tipo de larvicida que será utilizado no combate ao mosquito transmissor da dengue (aedes aegypti). O produto foi apresentado por representantes da 7ª CRES - Aracati no dia 2 de setembro passado. Na ocasião, foram sanadas dúvidas sobre as caracteríscas químicas, dosagens recomendadas e a eficácia do novo larvicida. Espera-se com isso uma maior eficiência no combate a denge no município de Icapuí.
O larvicida de nome Pyriproxifen é recomendado pelo WHO Pesticide Evaluation Schemme - WHOPES para seu uso como larvicida e avaliação do GDWQ/OMS (Guias para avaliação da água potável), grupo de estudo no âmbito do Programa Internacional de Segurança Química - IPCS que, dentre outras atividades, autoriza produtos para uso em água potável.
Este larvicida atua principalmente no estágio larvário do inseto, interrompendo o crescimento da larva e consequentemente a formação do mosquito transmissor da dengue. Em campo se verifica o efeito de prolongação do tempo que o vetor se mantém como larva que pode chegar até 20 dias. Esse produto tem pouco efeito sobre mortalidade de larvas, sendo seu efeito de mortalidade verificado em pupas e na inibição de emergência do adulto. Após revisão da literatura científica disponível , o GDWQ - IPCS (Guidelines for Drinking Water Quality- International Programe on Chemical Safety) considerou o produto seguro para uso no controle do vetor Aedes aegypti, inclusive em água de consumo humano.
Fonte: Site dos Agentes de Endemias de Icapuí - www.endemiasdeicapui.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário