segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE O DIA "D" CONTRA A DENGUE E CHIKUNGUNYA

O Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde e Saneamento de Icapuí, promove no próximo dia 12 de fevereiro de 2015 (Quinta-feira), a partir das 08:00hs, o Dia D contra a Dengue e a Febre do Chikungunya. A concentração será na UBS Ila Rodolfo, em Morro Alto, com caminhada até a Praça Central. A ação envolverá as Unidades Básicas de Saúde, demais secretarias municipais e seguimentos organizados e representativos do governo e da sociedade em geral. O objetivo é alertar à população sobre e importância tomar os cuidados necessários para coibir o surgimento e procriação do mosquito causador das doenças citadas.
ALERTA DENGUE CHIK
A Secretaria de Saúde e Saneamento é responsável direto pela garantia das ações e serviços de saúde existentes no município de Icapuí. O órgão mantém parcerias com entidades da área da saúde pública, afim de oferecer melhorias na qualidade de vida. Em ações como esta, a Saúde busca conscientizar os icapuienses acerca dos perigos que tais doenças representam para. Os profissionais estarão presentes neste evento, contando com a participação de todos.
Combate ao mosquito
O mesmo mosquito que transmite a dengue, o Aedes Aegypti, é o transmissor de uma doença nova no Brasil, a febre chikungunya, que surgiu na África e vem avançando pela América do Sul. As duas doenças são bastante parecidas. É preciso estar atento para prevenção e tratamento.
“Ambas têm em comum o agente transmissor, o Aedes Aegypti, e os sintomas que são parecidos, bem como o tratamento. A diferença é que a febre chikungunya é de período mais curto e os sintomas hemorrágicos são menos observados”, esclarece o médico clínico do Hapvida de Belém, Wagner dos Santos. A principal diferença da chikungunya é a sensação de fortes dores nas articulações, com sinais de flogose - vermelhidão, dor, inchaço e calor. As duas doenças são diagnosticadas com exames de laboratório e podem se manifestar em um mesmo paciente.
Fonte: Portal G1.
Visto no site da PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário