quarta-feira, 18 de março de 2015

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEFINE METAS E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM

A definição de metas e estratégias para uma educação de qualidade é o ponto principal do Plano Municipal de Educação (PME), em fase de construção pela Secretaria de Educação e Cultura de Icapuí. A elaboração do documento base é conduzida por Clotenir Rabelo, Diretor do Departamento de Educação Básica, em conjunto com a equipe pedagógica do município. Em entrevista concedida à Educativa FM, Clotenir falou da importância do instrumento para a implantação de políticas públicas na área da educação. O plano contempla um período de dez anos, envolvendo uma série de estudos e projeções em consonância com as instâncias estaduais e federal envolvidas com o assunto. Confira os principais pontos da entrevista a seguir:
Clotenir
O PME é um Instrumento de planejamento educacional, desenvolvido de forma colaborativa entre as entidades municipais, estaduais e federal. O plano fará um diagnóstico da educação e apontará metas e estratégias, podendo inclusive reformular a grade curricular, com aplicabilidade prevista para os próximos dez anos.  Segundo Clotenir Rabelo, Icapuí já tem vasta experiência em produção de Planos de Educação. O último realizado teve seu encerramento no final de 2013. Em setembro de 2014 foi iniciada a elaboração de um novo Plano Municipal, integrando a política nacional de valorização da educação.
O processo de elaboração do PME consta da criação de comissões que atuam em diferentes frentes: internas, divulgação, articulação e mobilização das áreas envolvidas com o processo de aprendizagem. Essas comissões são formadas por professores, diretores, técnicos, assessores, conselhos municipais e todos envolvidos com a Educação. As questões levantadas resultarão em um documento base, composto de 20 metas e suas respectivas estratégias a serem implementadas. O documento será apresentado ao Conselho Municipal de Educação e posteriormente em uma Conferência, prevista para maio deste ano, onde serão debatidos o teor e, se necessário for, feitas as devidas alterações.
O passo seguinte será a transformação do Documento Base em Projeto de Lei a ser enviada à Câmara de Vereadores de Icapuí, sendo posta em votação e, consequentemente, convertida em Lei Municipal, em caso de aprovação.
Vale ressaltar que o Plano é imprescindível para a vinda de recursos e aprovação de projetos educacionais, pois todas as ações dos Governos serão baseadas nesta Lei. A previsão para conclusão do Plano Municipal de Educação é até o fim de 2015.
Fonte:http://www.icapui.ce.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário