quinta-feira, 9 de abril de 2015

PREFEITURA DEBATE COM UNIVERSITÁRIOS ALTERNATIVAS PARA PROBLEMA DE TRANSPORTE

O prefeito Jerônimo Reis reuniu-se nesta quarta (8/4) com uma comissão de alunos universitários, representando a Associação de Universitários de Icapuí - ASSUMI, para debater alternativas de solucionar o problema do transporte enfrentado pelos estudantes. A comissão apresentou as dificuldades que os mesmos têm enfrentado, principalmente no tocante ao pagamento das mensalidades. O grupo apresentou também algumas propostas ao governo municipal sobre o assunto. Confira a seguir os principais pontos da reunião:
De acordo com os representantes da ASSUMI, a maior dificuldade enfrentada pelos estudantes refere-se ao pagamento das mensalidades do transporte. A entidade recebe, através de convênio com a Prefeitura, repasses financeiros que ajudam no custeio dos ônibus. No entanto, o atraso desse repasse tem comprometido à prestação do serviço pela empresa, que tem cobrado o valor integral da passagem como forma de garantir as viagens diárias. Segundo o proprietário dos ônibus, o valor da passagem será reajustada para 160 Reais - valor este considerado inviável para a maioria dos alunos.
Icapuí conta hoje com 342 estudantes universitários e cursistas que se deslocam até as cidades de Aracati/CE e Mossoró/RN. São utilizados sete ônibus para transportar toda essa quantidade de pessoas. De acordo com Leonice Borges, presidente da ASSUMI, a cada semestre a demanda tem aumentado pois novos alunos são aprovados em cursos e necessitam utilizar o transporte da Associação. Isso tem contribuído para outro problema: a superlotação dos ônibus.
Assumi
Jerônimo destacou a importância do diálogo mantido entre os universitários e o poder executivo. Disse ainda que, é desta forma que as duas partes chegarão a um consenso e à melhor solução para o problema. O prefeito municipal mostrou-se solidário à causa dos estudantes, no entanto, chamou a atenção para a necessidade de o grupo estudantil buscar alternativas que possam ajudar a Associação, para que não fiquem dependentes apenas dos repasses da prefeitura. Os universitários podem contribuir de várias formas, como contrapartida à ajuda recebida, realizando trabalhos sociais por exemplo, acrescentou Jerônimo.
Quanto às propostas apresentadas, Jerônimo alega que o sonho dele é garantir transporte gratuito para todos os universitários icapuienses. Porém, as dificuldades financeiras ainda não permitem a realização desse desejo. Uma das alternativas a ser estudadas pela equipe do governo municipal seria a disponibilização de quatro ônibus da frota, como forma de reduzir os custos para os estudantes. Essa opção, porém, requer um estudo de viabilidade, pois depende da adequação das rotas da rede municipal de ensino. "Vale ressaltar ainda que, apesar dos atrasos, a prefeitura tem realizado os repasses à ASSUMI", afirmou Jerônimo Reis. Ficou acordado de o governo municipal apresentar uma proposta concreta aos universitários na próxima sexta-feira (10/4).
Fonte:http://www.icapui.ce.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário