terça-feira, 21 de abril de 2015

PRODUTORES DE ICAPUÍ PARTICIPAM DE ENCONTRO SOBRE DESENVOLVIMENTO RURAL

Os produtores rurais de Icapuí participaram, no último sábado (18/4), do II Encontro do  Desenvolvimento Rural de Icapuí com a presença do titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA). Dedé Teixeira, e os coordenadores estaduais das áreas de agricultura e pecuária. O evento foi organizado pela SEDEMA, tendo como objetivo debater as políticas públicas para a área rural em nosso município. A reunião serviu principalmente para definição de encaminhamentos importantes para o setor, bem como sanar algumas dúvidas levantadas pelos participantes. Estiveram presentes neste Encontro, além dos produtores, o prefeito de Icapuí, Jerônimo Reis, vereadores, secretários municipais, técnicos da Sedema e interessados no assunto. 
IMG-20150421-WA0000
De acordo com Dedé Teixeira, a produção rural em Icapuí necessita de incentivos para que todo o seu potencial possa ser explorado. Para isso, é necessário a organização dos produtores para que os projetos desenvolvidos em parcerias entre a SDA e as Prefeituras possam beneficiá-los. O Secretário apontou também a possibilidade da instalação de um escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (EMATERCE) em Icapuí, já que 166 municípios do Ceará possuem uma unidade do órgão, restando poucas cidades para que a cobertura seja total. O objetivo maior é fortalecer as cadeias produtivas locais, dando aos produtores o conhecimento e as ferramentas necessárias.
Para Jerônimo, a convergência das políticas públicas entre Prefeitura, SDA e os produtores é a melhor forma de desenvolver o setor. O prefeito destacou a contribuição de cada produtor rural no avanço da atividade rural em nosso município, destacando a Agricultura Familiar que é a mais comum. 
IMG-20150421-WA0002
A Agricultura Familiar foi o ponto central da apresentação feita pelas coordenadorias estaduais da SDA. O Projeto Hora de Plantar tem rendido bons resultados ao longo do tempo, com sua política de distibuição de sementes e outros implementos. Os técnicos da SDA apresentaram uma vasta lista de atividades desenvolvidas pela entidade, que podem ser trazidas para Icapuí. Para isso, é necessário que os produtores locais demostrem interesse e busquem adequar suas atividades rurais aos projetos desenvolvidos pela Secretaria. 
"O Encontro foi bastante positivo para os produtores icapuienses, pois dirimiu muitas dúvidas acerca dos projetos apresentados e quais as formas de os mesmos aderirem", disse Dora Farias, secretária de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Icapuí. 
 Fonte:http://www.icapui.ce.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário