segunda-feira, 18 de maio de 2015

Esclarecimentos sobre a Obra de Saneamento em Icapuí


Em pouco mais de um mês de iniciada a obra do saneamento básico de Icapuí, a empresa responsável já fez aproximadamente 2 mil metros de tubulação, de um total de 18 mil metros da primeira etapa. O Responsável Técnico da MEMP Construções, Paulo de Deus, concedeu entrevista à equipe de comunicação da Prefeitura para esclarecer alguns questionamentos sobre a execução desta obra que é de suma importância para o desenvolvimento social de nosso município. Confira a seguir:
Uma obra desse porte gera, inevitavelmente, alguns transtornos à população. A complexidade envolvida na execução acarreta alguns problemas pontuais que são avaliados e sanados prontamente, afirmou Paulo de Deus. Um dos questionamentos feito pela população trata do desfazimento dos calçamentos para que seja alocada a tubulação. No entanto, o refazimento dos trechos acontece após a conclusão de todas as etapas, que envolvem testes e medições. De acordo com a empresa, os primeiros trechos de calçamento que foram desfeito já estão em fase de refazimento.
A escavação das ruas onde passará o saneamento tem obrigado a empresa à redirecionar a rede de abastecimento de água. Para isso, os técnicos da empresa mantém contanto direto com o SAAE (Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto de Icapuí) para que as alterações sejam feitas da melhor forma possível. Eventualmente, essa ação ocasiona a paralização temporária no fornecimento de água. No entanto, é necessário que a população seja compreensível durante a fase de implantação do sistema, ressaltou o responsável técnico da MEMP. 
Outra dificuldade enfrentada reside na falta de cooperação de alguns moradores que removem ou não respeitam as placas de sinalização da obra. Segundo Paulo, é imprescindível para o bom andamento desta etapa que a população siga as orientações da sinalização instalada nos canteiros de obra. 
Paulo de Deus concluiu a entrevista destacando que a empresa está utilizando 70% de mão-de-obra local, o que significa um benefício inicial para o município. Além disso, a rede de saneamento de Icapuí trará maior qualidade de vida aos icapuienses quando o sistema estiver em pleno funcionamento. Até lá, é preciso que os moradores contribuam e compreendam que alguns esforços são necessários durante as etapas iniciais. Os transtornos se converterão em benefícios futuramente. Qualquer problema ou dúvida quanto a execução da obra deverá ser informado aos funcionários da empresa, que encaminharão aos responsáveis para que sejam sanados. 
A previsão de conclusão da rede de saneamento de Icapuí é de um ano, conforme cronograma definido no projeto. 

Fonte: http://www.icapui.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário