segunda-feira, 22 de junho de 2015

CONFIRA O RESULTADO DA XV SEMANA DO MEIO AMBIENTE DE ICAPUÍ

A XV Semana do Meio Ambiente de Icapuí aconteceu de 8 a 6 de junho, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Na edição deste ano o tema abordado foi o uso consciente dos recursos hídricos. A programação da Semana contou com várias atividades, envolvendo principalmente os jovens com o objetivo de promover a conscientização, aplicando conceitos de educação ambiental. Desta forma, constrói-se cidadãos conhecedores da importância de preservar os recursos naturais. Confira como foram as atividades:
No primeiro dia, deu-se a abertura oficial com um bate-papo no Programa Matinal da 102,5, conduzido por Jota Gomes entre a Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente – Sedema, o Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental – IMFLA, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento – SMS/VISA e a Fundação Brasil Cidadão – FBC. Cada representante, das instituições presentes, deu sua contribuição baseado na responsabilidade de cada órgão sobre a gestão dos Recursos Hídricos no município de Icapuí.
DSC05087
A Blitz Ecológica realizada dia 09/06, em frente ao Ginásio José do Carmo Rebouças atendeu as expectativas e distribuiu um total de 75 mudas frutíferas entre elas mamão, manga, caju, tamarindo e araticum, 93 sacolas automotivas e 200 panfletos com dicas de consumo consciente da água em parceria com o SAAE. A arborização do Cemitério São Francisco de Paula, localizado na Av. Jardim Paraíso, no dia 10/06, foi realizada com êxito. Com a ajuda da zeladora do cemitério, Conceição Freitas e alguns comunitários foram plantadas 63 (sessenta e três) mudas nativas entre elas Timbaúba, Paineira, Angico Vermelho, Gonçalo Alves, Moringa, Ipê e Flanboyan. As mudas foram doadas pelo Parque Botânico Estadual do Ceará.
DSC05224
Dia 11/06, em parceria com a Aquasis foi realizada a instalação de 11 (onze) Placas que sinalizaram a APA do Manguezal da Barra Grande (Lei 634/2014), delimitando-a e destacando áreas e espécies de relevante importância para a sustentabilidade do município de Icapuí. Nesse mesmo dia, também foi realizado um grande Mutirão de Limpeza no Ancoradouro da Barra Grande, com o intuito de minimizar os resíduos gerados com as manutenções dadas nas embarcações que se preparavam para a pesca da lagosta. Contamos com a participação das Escolas Mizinha, Gabriel e Carlota Tavares, Grupo Força Jovem de Quitérias, Fundação Brasil Cidadão, Aquasis e Projeto Limpando o Mundo.
DSC05161

Dia 12/06, na Estação Ambiental Mangue Pequeno – EAMP, no Requenguela, reuniram-se em uma Roda de Conversa, várias instituições com o objetivo de propor alternativas e firmar compromissos para o uso consciente da água, bem essencial ao sistema vida. Diante das discussões ficou acordado a construção de uma Carta da Água de Icapuí contendo as sugestões e contribuições dos participantes da Roda, bem como a formação de um Grupo de Governança e Sustentabilidade para discutir a temática da água em Icapuí. Na ocasião a Fundação Brasil Cidadão lançou 02 (duas) cartilhas, Água e Mudanças Climáticas (Profº Jeovah Meireles) e Conhecendo as Abelhas (Profª Cláudia Inês).
10629782 1599569696997783 2366025480491484694 n
551549 1599569620331124 196457872271864394 n

Encerrando as atividades comemorativas da XV Semana do Meio Ambiente aconteceu o Passeio Ciclístico e a Gincana, dia 13/06, no Ginásio da Mutanba. Contamos com a participação das Escolas Mizinha, Raimunda Lacerda e Gabriel. Foram sorteados brindes como Bicicleta, capacete e pendrives entre os participantes do Passeio Ciclístico e como prêmio para a equipe ganhadora da gincana, mochilas esportivas.
Fonte:http://www.icapui.ce.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário